sexta-feira, 10 de junho de 2011

Portas - o estilo gingão do homem charneira! - ou será... dobradiça?!

.




Paulo Portas é um azougado, por vezes infantil e sempre com a desenvoltura própria de quem julga estar permanentemente numa decisiva maratona.   É lido, informado e centralizador.   Porém, notoriamente imaturo e absolutamente imprevisível.   O que acusava em Sócrates cai-lhe em cima por inteiro.   Depois, queira-se ou não, o CDS e as suas ascensões e quedas resultam do vazio da Direita e da circunstância de ser um fenómeno temporal.   Portas foi o modelo Gucci da política modernaça:   camisa esgargalada, boné ou chapéu de feira, consoante as situações.

Neste deboche em que se encontra Portugal, o objectivo de Portas era ser Governo, soprasse o vento de onde fosse.   Como escreveu um preopinante do mesmo estilo:    "ele é um homem charneira."   Eu, ficaria seriamente chateado com o qualificativo.   Ganhasse o PS e lá estaria o Portas a tocar no batente do vencedor.   Como foi o PSD e, sobretudo, Passos Coelho o vencedor, Portas apresentou-se logo ao serviço.   Aquela frase:   "Quem dá mais é que é o patrão", por indecorosa e até sórdida, abriu caminho às piores abjecções.   Um pouco o que acontece agora.

A coligação teve o apoio e a água benta do dr. Cavaco.   Ficou muito satisfeito e até tem acelerado a constituição do novo Executivo.   Tudo isto é muito estranho e muito estafado.   E muito falso.   O dr. Cavaco detesta Passos Coelho, desde o tempo em que este, dirigente da JSD, lhe fez frente e quase o desacreditou publicamente.   O dr. Cavaco, tem um carácter ressentido e não esquece nem perdoa.   Por outro lado, execra Paulo Portas, que, semanalmente, n' "O Independente", o enxovalhava sem dó nem piedade.  

Assistir aos abraços e aos sorrisos desta gente faz vomitar, mesmo aqueles que são sólidos de estômago.
(Batista Bastos, In Negócios Online, 9/6/2011)

.

Sem comentários: