sábado, 30 de abril de 2011

O "tsunami" das Parcerias Público-Privadas

.

Tal como diz Eduardo Catroga, este governo, ao invés de se apresentar de novo e descaradamente a eleições, deveria antes ser arrastado para os tribunais e o seu cabecilha encarcerado desde já, como medida preventiva para salvaguarda do pouco que resta deste País.
O défice de 2010 já foi corrigido para 9,1% do PIB (obrigado pela "Troika"), e ainda as PPP não foram incluídas.   Essas fazem parte de um tsunami que começará em 2012 e só terminará em 2086, e cujo acréscimo de 10% do PIB terá de ser pago pelas próximas 3 ou 4 gerações.   Só desde 2005 e à conta dos governos de José Sócrates, a conta ascende a uns astronómicos 12 mil milhões de euros!!!
Será que os senhores da "Troika" já inventariaram este regabofe de mais de 13 mil milhões de euros?

Álvaro Santos Pereira, no DESMITOS, chega mesmo a admitir que esta dívida seja muitíssimo mais elevada:  "De acordo com as estimativas mais recentes, as dívidas com as PPPs e concessões já assumidas totalizam cerca de 60 mil milhões de euros, ou mais de 35% do PIB português. Lamentavelmente, estas despesas não entram nas contas actuais da dívida pública, mas os governos futuros terão de cortar despesas e/ou aumentar impostos em cerca de 2,5 mil milhões de euros todos os anos para poder pagar estas PPPs e concessões." 



.

Sem comentários: