terça-feira, 15 de março de 2011

Para baixar o défice... é sempre mais fácil ir ao bolso dos mesmos, não é?...

.




Assim, mesmo sem muita imaginação e com muito pouca formação em assuntos de Economia, lembro-me rapidamente de um pequeno conjunto de 15 medidas para tornar Portugal mais credível face aos mercados,  e sem precisar de ir ao bolso aos de sempreestá a ouvir ó...   sr. Ministro das Finanças?!

1. Suspender imediatamente todos os projectos megalómanos e sumptuários, como o TGV e o novo Aeroporto, mais próprios de um país rico e com as finanças saudáveis.
2. Reduzir (ou mesmo eliminar) as mordomias dos três Presidentes da República retirados, tais como gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos, viaturas, motoristas, etc.  Eles não foram deuses nem a Pátria lhes deve nada!   Eles foram apenas cidadãos que cumpriram um cargo na República.   E por isso já foram remunerados.
3. Reduzir o número de deputados na Assembleia da República, dos actuais 230 para 170.   Reduzir igualmente as suas múltiplas mordomias (em ano de crise a Assembleia vai gastar mais 2,2 milhões com pessoal notícia DN).
4. Extinguir os 18 Governos Civis, juntamente com os seus governadores e todo o exército de assessores e administrativos, como estruturas desprovidas de qualquer utilidade pública de relevo e apenas servindo como local previlegiado e muito apetecido dos boys do PS/PSD.
5. Acabar com várias centenas dos muitos milhares de organismos públicos (Institutos, Comissões, Fundações, etc) que não servem para nada e se comportam como verdadeiras sanguessugas dos dinheiros do Orçamento, e que mais não são do que verdadeiros albergues de boys do partido único PS/PSD, com administradores e funcionários quantas vezes em regime de duplo e triplo emprego, e muitos deles sem presença assídua.

6. Acabar ou reduzir e fundir drasticamente o número das Empresas Municipais, com administradores auferindo milhares de euro/mês, muitas das vezes em acumulação de funções nos municípios para aumentar o seu "bolo" salarial.
7. Reduzir drasticamente o número de Câmaras e Assembleias Municipais, bem como de Juntas de Freguesia (e acabar com o pagamento de 200 euros por presença nas reuniões das Câmaras e de 75 euros nas Juntas de Freguesia).
8. Terminar com essa fantochada e regabofe do Financiamento aos Partidos, que deverão viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas actividades.
9. Reduzir drasticamente o número de viaturas e condicionar fortemente a renovação sistemática das frotas de viaturas do Estado e das várias entidades públicas. Colocar chapas de identificação obrigatórias em todos os carros do Estado (como acontecia nos tempos do tão execrado Salazar), bem como proibir a utilização destas viaturas para serviços particulares (serviço de filhos, familiares e amigos) à custa do erário público.
10. Acabar, reduzir ou condicionar o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas, pagos pelos contribuintes, muitos destes a quem se nega o mínimo de sustento e de condições de vida.

11. Acabar com as Cosultadorias Privadas e os milhares de “estudos” e de “pareceres jurídicos”, caríssimos e sempre pagos aos mesmos escritórios “especiais”, numa estreita promiscuidade com o Governo, no que toca ao tráfico de influências.
12. Acabar com a acumulação de várias reformas por pessoa dentre o pessoal do Estado, titulares de cargos públicos e entidades privadas (...quantas delas não passam fugazmente pelo Estado só para adquirir o direito a chorudas e infames reformas) e também aquelas vergonhosas e avultadas reformas dos deputados e detentores de outros cargos políticos ao fim de 3 legislaturas (12 anos!). Isto constitue um verdadeiro ultraje a quem usufrui de baixas reformas e ainda as vê cortadas ou congeladas pelos PECs do sr Ministro!
13. Acabar com os salários e subsídios milionários aos funcionários da RTP, bem como as centenas de milhões que a mesma recebe do Orçamento todos os anos.  Privatizar o canal, uma vez que só serve para difundir a linha política dos governos instalados, sem qualquer utilidade para o cidadão comum.
14. Acabar com o regabofe dos contratos das Parcerias Público-Privadas (ou renegociando-os), já que mais não são do que formas habilidosas de encher o bolso duns quantos amigos e ex-colegas do partido PS/PSD, com verdadeiras fortunas à custa dos contribuintes.   Legislar no sentido de impedir ou condicionar os ex-titulares de cargos públicos (nomeadamente Ministros e Secretários de Estado) de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos mesmos.

15. Criminalizar o enriquecimento ilícito e legislar no sentido de agilizar o confisco e a punição dos crápulas que fizeram (e continuam a fazer!) colossais fortunas, adquirindo patrimónios de forma fraudulenta por manipulação ardilosa dos “esquemas” pretensamente “legais”, quer por tráfico de influências quer directamente por desvios de dinheiros públicos. 

Como vê, sr. Ministro, são 15 medidas que tornariam Portugal muito mais limpo e com um ar mais respirável.   E aposto que, com elas, os "mercados" baixariam de imediato as  pressões sobre os tão famigerados "juros da dívida"!   Mas, se procurar bem, ainda vai encontrar mais algumas, como aqui, por exemplo!

Mas o Sr. Ministro das Finanças acha tudo isto muito mais difícil e trabalhoso.   E é!

Por isso é muito mais simples e muito mais rápido assaltar, meter a mão, ir ao bolso, ir à carteira, roubar os magros proventos de quem já pouco ou nada tem!   Além do mais...   será que o sr. Ministro fez bem as "contas"???...

E o Primeiro-Ministro aprova!   E até tenta justificar tudo isto!   Em nome de um seu “estranho”  e "patético" sentido de dever patriótico!!!


E...  ainda a propósito, o que será feito daquele carrão - o MERCEDES   S 450 CDI - que o sr. Ministro comprou para sentar o rabo do sr. Durão, durante a cimeira da NATO em Novembro, pela módica quantia de 134.000 euros?   Quem será o "boy sortudo" ou o "político do regabofe"  que andará agora bem refastelado e de cu tremido e massajado naqueles super-estofos daquele super-carro que os nossos impostos, os nossos salários e as nossas reformas pagaram?...


.

1 comentário:

fatima disse...

Ontem foi desmontado na TVI (salvo erro)o regabofe das negociatas das "vendas"do património público: total!!! Sem palavras. E desconfio que não noticiaram nem metade do que deveríamos saber!!!;)